Papo de Fazenda reúne pecuaristas no Mato Grosso do Sul em busca de mais informações sobre o Programa Deltagen

Percursor no trabalho de melhoramento genético da Raça Nelore CEIP no Brasil, o Programa DeltaGen acumula mais de 25 anos de atuação na pecuária nacional. Ao longo desse tempo são mais de 28 pecuaristas atendidos, 52 fazendas parceiras e mais de 60 mil vacas na base de dados. Entre elas está a Fazenda Sant'Anna do Apa, que no último dia 10 de abril reuniu mais de 200 convidados em um Dia de Campo no município Bela Vista/MS.

Integrante do programa a mais de 5 anos, a Fazenda trabalha com uma base de gado PO e tem como alvo de seleção animais de biotipo precoce, que tenham maturidade sexual, facilidade em terminação e velocidade em ganho de peso, além de fertilidade nas fêmeas. “A fazenda Sant'Anna do Apa está na terceira geração de Nelore CEIP com critérios de escolha de touros para características produtivas e acasalamento dirigido. Neste tempo a propriedade evoluiu muito rápido na produção de um gado com bom racial, precocidade e muita musculatura.”, destaca Victor Sala, Coordenador de Desenvolvimento do Cenatte Embriões. 

Na Fazenda o proprietário Sr. Luís Henrique Araújo apresentou todos os animais trabalhados dentro do programa e o avanço genético alcançado ao longo dos anos de seleção. Daniel Carvalho, Gerente de Mercado Semex pontua que o que foi visto na propriedade é o resultado de um trabalho fantástico que reúne o melhor do gado PO com o melhor do CEIP. “Respeitando-se a genealogia, o foco em performance, velocidade de ganho de peso nas mais diferentes fases produtivas, precocidade e fertilidade do rebanho e das fêmeas e a estrutura do rebanho, quando se agrega o PO e CEIP você trabalha com um nível de complementaridade muito bacana. Esse talvez seja o grande diferencial da Fazenda Santa’Anna do Apa.”, ressalta. 

O evento também apresentou o Programa DeltaGen, como funciona, para que serve, o que faz, qual diferencial técnico e como a Fazenda Santa’Anna do Apa está inserida em seu modelo. “Além de estreitar relacionamento com fornecedores de genética, eventos como esse permitem que tenhamos amplo conhecimento do trabalho realizado na Raça para que possamos, cada vez mais, gerar soluções assertivas para nossos clientes.”, finaliza Daniel.